Manual de TCC da Universidade Candido Mendes, unidade Santa Cruz.
Manual para orientação e diretrizes de formatação dos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Coordenação
Acadêmica
Manual de TCC
Rio
de Janeiro
2015/
2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................................3
1. trabalho de término de curso.............................................................................................. 4
2. formatação do projeto gráfico............................................................................................ 5
2. 1. Formato e Margens............................................................................................... 5
2. 2. Paginação..............................................................................................................5
2. 3. Numeração
Progressiva dos Capítulos................................................................. 6
3. apresentação do projeto gráfico......................................................................... ...............7
3.1. Estrtura Geral do Trabalho Científico.................................................................... 7
3. 2. Elementos Pré- Textuais...................................................................................... 8
3. 2.1.Capa.....................................................................................................................8
3. 2. 2. Folha de
Rosto.................................................................................................. 8
3. 2. 3. Folha de Aprovação ......................................................................................... 9
3. 2. 4.Resumo...............................................................................................................9
3. 2. 3. Sumário............................................................................................................10
4. Parte textual do trabalho.................................................................................................. 11
4. 1. Introdução.............................................................................................................11
4. 2. Desenvolvimento do Tema.................................................................................. 11
4. 3. Conclusão.............................................................................................................12
5. referenciação................................................................................................................. 13
6. Citação............................................................................................................................ 17
6. 1. Ilustração..............................................................................................................19
6. 2. Tabelas e Quadros.............................................................................................. 20
7. abreviaturas e siglas........................................................................................................ 21
8. uso de expressõe latinas................................................................................................ 22
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................ 24
REFERÊNCIAS.....................................................................................................................25
ANEXOS.................................................................................................................................6
ANEXO A: Capa.......................................................................................................... 27
ANEXO B: Folha de Rosto.......................................................................................... 29
ANEXO C: Folha de Aprovação.................................................................................. 31
Prezado
Corpo Discente,
Orientá-lo
na elaboração de trabalhos acadêmicos é uma das obrigações das Instituições de
Ensino Superior (IES), e, por conseguinte, da Universidade Candido Mendes.
Nosso
objetivo é refletir, discutir e apontar as atitudes responsáveis que são
necessárias para a aprendizagem eficiente e a busca pela autonomia intelectual visando
prepará-los para a produção de trabalhos científicos. Assim bem como auxiliar
na normatização da redação acadêmica que acaba por ser prerrogativa sine qua non do ethos universitário.
Esse manual surgiu para apresentar as normas
técnicas (baseadas nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas- ABNT),
que deverão ser utilizadas para a elaboração, organização, redação e
apresentação dos trabalhos acadêmicos solicitados pela Universidade Candido
Mendes campus Santa Cruz. Almejando,
por conseguinte, uniformidade na
apresentação dos mesmos.
É bem certo que a normatização de
trabalhos científicos apresente algumas mais especificidades não abordadas
neste manual, posto que o mesmo pretende em primazia ser didático e esclarecer
pelo menos as normas mais correntes na graduação. Preferimos, portanto, antes
dar uma boa base das pedras angulares da formatação dos textos em meio
acadêmico em nível de graduação plena do que saturar o discente de informações
que nesta etapa de sua vida universitária seriam supérfluas.
O atendimento as exigências das
normas da ABNT acarretarão em um projeto gráfico esteticamente mais atraente,
além de ordenado e excelente referência para levantamento de dados
bibliográficos ulteriores.
1. TRABALHO
DE TÉRMINO DE CURSO
O Trabalho de Término de Curso (TCC)
é nomenclatura típica de texto indispensável à obtenção de grau em toda e
qualquer faculdade que pode assumir características de ensaio, artigo
científico, formato monográfico, etc. O que vai depender das exigências do
Professor orientador e/ ou da Coordenação do curso a que se encontra vinculado
o discente.
O Trabalho é resultante da
sistematização dos estudos acerca de uma problemática oriunda de um tema
determinado. Que acaba por pretender alcançar respostas por meio da aplicação
de métodos científicos.
Seja qual for a forma de texto que
caracterizará o TCC a delimitação clara, objetiva e viável do tema como o
diálogo com outras fontes (livros, teses, dissertações, entrevistas,
periódicos, etc.) são imprescindíveis a sua realização.
O Trabalho de Término de Curso deve
ser impessoal, ou seja, ser redigido na terceira pessoa, além de claro e
objetivo deve ser escrito no idioma do país de origem e apresentar
originalidade, como também profundidade.
2.
FORMATAÇÃO DO PROJETO GRÁFICO
2.1. Formato
e Margens
Os
trabalhos devem ser digitados em papel branco formato A4 (210mm x 297mm), numa
só face da folha, em espaço 1,5 cm de entrelinhas e entre os parágrafos. Deve-
se usar a letra Arial ou Times New Roman, tamanho 12, “exceto para citações de
mais de três linhas, notas de rodapé, legendas (...) nos quais deve ser usado
tamanho 10” [1] e
espaçamento de 1,0 cm (simples) de entrelinhas. A impressão é em cor preta
afora ilustrações. Após o título, devem- se deixar 2 espaços para iniciar o
parágrafo. Para as margens, devem- se
considerar as medidas de 3 cm à esquerda e em cima, 2 cm à direita e na parte
inferior. O parágrafo deverá apresentar um recuo de 1,25 cm da margem esquerda
na primeira linha.
2.2. Paginação
A
numeração das respectivas páginas deverá constar na parte superior direito de
cada lauda (observe como exemplo o Manual de TCC). A capa não conta para numeração.
“Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas
sequencialmente, mas não numeradas” [2].
A numeração aparece, somente, a partir do início da parte textual. “Havendo
apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação
da seguimento à do texto principal” [3].
2.3.
Numeração Progressiva dos Capítulos
Visando
a melhor distribuição do conteúdo do trabalho, recomenda-se o uso da numeração
progressiva (usar algarismos arábicos) para as seções do texto, destacando-se
os títulos das seções primárias em CAIXA ALTA em tamanho 14. As seções
sequentes as primárias terão tamanho 14 e não estarão em caixa alta. Não há
recuo de 1,25 da margem esquerda. Não obstante “os títulos [pré-textuais] sem
indicativo numérico, como lista de ilustrações, sumário, agradecimentos,
resumo, referências e outros devem ser centralizados” [4].
Seguir
o exemplo:
1. TÍTULO
1.1. Seção
1. 2. Seção
2. TÍTULO
2.1. Seção
2. 2. Seção
2. 2. 1. Seção
3. APRESENTAÇÃO
DO PROJETO GRÁFICO
3.1. Estrutura
Geral do Trabalho Científico
O
trabalho científico é constituído de três partes fundamentais denominadas: pré-textual,
textual e pós-textual.
a) Na
parte pré-textual encontram-se os elementos antecedentes do texto. Respectivamente:
capa, folha de rosto, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo em língua
vernácula (nativa), resumo em língua estrangeira, lista de ilustrações, lista
de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos e sumário;
b) A
parte textual é composta de introdução, desenvolvimento e conclusão;
c) Na
parte pós-textual encontram-se as referências, glossário, apêndice, anexos e
índice.
3.2. Elementos Pré-textuais [5]
3. 2. 1. Capa
É
a “proteção externa do trabalho sobre a qual se
imprimem as informações indispensáveis à sua identificação” [6].
Deve
conter informações que identificam o trabalho: instituição e local onde deve
ser apresentado, nome do autor, título, subtítulo (se houver), local e ano da
entrega, sendo parte obrigatória do trabalho [7]
(Anexo A).
3. 2. 2. Folha de Rosto
Contém
dados essenciais à identificação do trabalho e é elemento obrigatório [8]
(Anexo B), na seguinte ordem:
·
Instituição e local onde deve ser
apresentado;
·
Nome do responsável pelo trabalho;
·
Título principal do trabalho- deve conter
palavras que identifiquem o conteúdo, de maneira clara e objetiva;
·
Subtítulo (se houver)- deve ter relação com o
título principal, antecedido de dois pontos (:);
·
Finalidade do trabalho- natureza do trabalho
e identificação do curso;
·
Nome do professor;
·
Local e ano da entrega.
3. 2. 3. Folha de
Aprovação
É elemento obrigatório [9]
do TCC inserido após a folha e rosto (Anexo C). Deve conter os respectivos
elementos informativos:
·
Nome do aluno;
·
Matrícula acadêmica do discente;
·
Título do trabalho em negrito fonte 12;
·
Indicação da faculdade (curso) que é oriundo
o projeto gráfico;
·
Nome da disciplina vinculada ao TCC;
·
Espaço para preenchimento posterior da nota;
·
Espaço para data da apresentação do TCC;
·
Espaço para assinatura dos respectivos
professores avaliadores;
·
Título e nome completo dos conseguintes
avaliadores.
A data de aprovação e
as assinaturas dos professores membros da banca avaliadora devem ser postas
após a aprovação do trabalho[10].
3. 2. 4. Resumo
Será composto por um
único parágrafo que conterá entre 150 (cento e cinquenta) e 500 (quinhentas)
palavras [11]
sucedido por até 5 (cinco) das palavras mais significativas para a compreensão
da pesquisa antecedidas pela expressão “Palavras-chave”
em negrito seguida de dois pontos. O resumo apresentará objetivamente as
propostas do Trabalho de Término de Curso, sua estrutura, ideias centrais e de
modo optativos as conclusões da pesquisa. Em suma, é a “apresentação concisa
dos pontos relevantes de um texto fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo
(...) do trabalho” [12].
Deverá, ainda, ser escrito na terceira pessoa do singular [13]
sem apreciações acerca do mérito ou demérito do trabalho [14].
A primeira linha do resumo não terá recuo de 1, 25 cm, o espaçamento de entre
linhas será de 1, 5 cm em fonte 12 arial ou times new roman e o título RESUMO
deverá
está centralizado [15]
(Anexo D).
3. 2. 5. Sumário
Trata-se
da enumeração das divisões e subdivisões do trabalho na mesma ordem em que a
matéria nele sucede, dando a localização dessas partes na obra. Deve-se usar a
mesma numeração progressiva usada no desenvolvimento do texto. Com a indicação
das páginas correspondentes no texto. É o último elemento pré-textual [16].
Caso
as dúvidas persistam siga o exemplo do sumário do nosso manual.
4.
PARTE TEXTUAL DO TRABALHO
4. 1.
Introdução
A introdução é a parte do trabalho que insere
o leitor na pesquisa efetuada e redigida. Deve ser convincente e conter
argumentos que destaque a importância da leitura[17]
do projeto gráfico. Nela deve está exposto e delimitado o tema, a justificativa
e relevância da pesquisa de sua escolha, sua fundamentação teórica, formulação
do problema, localização espaço-temporal do tema, indicação da metodologia e
hipótese. Ainda, a deliberação parcial do conteúdo dos capítulos do texto. Além
da determinação dos objetivos[18].
“Deve-se evitar que a introdução antecipe o desenvolvimento e a conclusão do
texto” [19].
4. 2.
Desenvolvimento do Tema
É
a parte principal do trabalho. Nela esta ordenado, de modo pormenorizado, o
assunto da pesquisa e as respectivas conclusões. Como também, a revisão da
literatura consultada durante as pesquisas e a metodologia. Em suma, “detalha a pesquisa ou estudo realizado” [20].
Deve ser escrito na primeira pessoal do plural e/ ou terceira pessoa do
singular.
4. 3.
Conclusão
A
bem da verdade, senhores, há um desacordo velado e que não é normatizado acerca
do título desta etapa do projeto gráfico. Existem autores que irão preferir Conclusão outros Considerações Finais. De pronto apontamos que cientificamente o
segundo é mais acertado haja vista que enquanto o primeiro da a entender que a
pesquisa sobre o tema chegou ao seu termo com o texto ora apresentado o segundo
abre um leque de possibilidades para pesquisas ulteriores. Entretanto, nestes
casos, quem tem a última palavra é sempre o professor orientador.
A
conclusão (ou considerações finais) tem por finalidade recapitular
sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada. A manifestação do ponto de
vista do autor do projeto gráfico; identificando o sentido e valor do conteúdo
para a aprendizagem. E, ainda, destaque dos aspectos mais relevantes da
pesquisa. Não deve conter dados novos não contidos no desenvolvimento do
trabalho. A conclusão “apresenta uma síntese da introdução e desenvolvimento. É
o fecho do trabalho dissertativo e deve ser objetiva e clara” [21].
5.
REFERENCIAÇÃO
A referência é o conjunto de informações que
identificam os livros documentos e/ou textos utilizados na pesquisa –– dão o
endereço da fonte de informação consultada.
Ela terá o espaçamento entre linhas de 1,5 cm
e não será efetuado o recuo. Será alinhada somente à margem esquerda. As
referências serão ordenadas em ordem alfabética segundo o nome do autor da
respectiva publicação. Os títulos das consecutivas obras devem ser destacados
em negrito, itálico, ou sublinhados[22].
Isto ocorrerá, contudo, somente com o título principal; posto que no caso de
ocorrência de subtítulo este será separado do título central por dois pontos
(:) e será digitado de modo não destaque.
Nas referências de livros os elementos
essências a serem mencionados, de modo respectivo, são o nome do autor, título
da obra, como mencionado em destaque em itálico, negrito ou sublinhado e o
subtítulo, caso haja, separado do título principal sem grifos [23].
Os elementos complementares, de modo
consecutivo, são:
·
O nome do diretor, tradutor, ilustrador,
organizador, etc.;
·
O número da edição que será representado, por
exemplo: 7. ed.;
·
Local da publicação;
·
Logo após, separado por dois pontos a
editora;
·
Precedendo a vírgula posterior a editora, o
ano de publicação.
·
Caso a obra pertença a uma série ou coleção
sua denominação deverá aparecer entre parênteses seguida por vírgula para por
fim, em algarismo arábico, ocorrer a indicação de seu número [24].
Veja os EXEMPLOS
a seguir:
·
Referência simples:
ALVES, Jorge Luiz da Silva. Sagitário. Rio de Janeiro: Quártica Premium, 2011.
·
Referência até três autores:
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. 6.
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1998.
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA,
Maria de Lourdes Trassi. Psicologias:
uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
·
A partir de quatro autores apenas o nome do
primeiro autor é indicado seguido pela expressão latina et al (e outros):
EPICURO et al. Os pensadores. 3.
ed. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
·
Referência de livro com subtítulo somente o
título principal é destacado:
CARVALHO, José Murilo de Carvalho. A formação das almas: o imaginário da
república no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
·
Referência de livro com tradutor:
VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. Tradução Ísis Borges B. da Fonseca.
5. ed. São Paulo: Difel, 1986.
·
Referência de livro integrado em coleção:
MORE, Tomas. A
Utopia. Tradução Pietro Nassetti. São Paulo: Martin Claret, 2002. (Coleção
a Obra-prima de Cada Autor, 40).
·
Indicação referencial “quando uma entidade
coletiva assume integral responsabilidade por um trabalho” [25]:
IBGE. Diretoria Técnica. Geografia do Brasil. Rio de Janeiro:
Sergraf-IBGE, 1977.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: introdução. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
·
Referência de livro pelo organizador, editor,
compilador, etc.:
BRANDÃO, Alfredo de Barros L.
(Comp.). Modelos de contratos,
procurações, requerimentos e petições. 5. ed. São Paulo: Trio, 1974.
Em casos de documentação jurídica entre as quais:
legislação, jurisprudência
e doutrina. Os elementos essenciais
são jurisdição, título, numeração, data e dados da publicação. Exemplos:
·
BRASIL. Código
civil. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.
·
BRASIL.
Constituição (1988). Emenda constitucional n. 9, de 9 de novembro de 1995. Lex:
legislação federal e marginália, São Paulo, v.59, p. 1966, out./dez. 1995.
- SÃO PAULO
(Estado). Decreto no 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex:
coletânea de legislação e jurisprudência, São Paulo, v. 62, n. 3,p.
217-220, 1998.
Na referência de fontes consultadas online é imprescindível a indicação do
endereço eletrônico ao qual ela esta vinculada. Aquele deverá aparecer entres
os respectivos símbolos < >, antecedido por “Disponível em:” precedido
pela expressão “Acesso em:” [26].
Exemplo:
FOUCAULT,
Michel. Microfísica do poder.
Disponível em: <http://www. nodo50.org/insurgentes/biblioteca/A_Microfísica_do_Poder_-_Michel_Foucault.pdf>.
Acessado em 17 abr. 2014.
Se tratando de indicações
referenciais oriundas de meio eletrônico aconselhasse que elas estejam
vinculadas a material de longa duração na rede [27].
Nos casos de referencia de artigos
de obras impressas periódicas, tais quais revistas ou jornais. Os elementos fundamentais
são os respectivos: “autor” (caso haja)
“título, título do jornal, local de publicação, data de publicação [o mês deve
ser abreviado], seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente
[exemplo 1]. Quando não houver seção (...) a paginação do artigo ou matéria
precede a data” [28]
este é o caso do exemplo 2. O que
ficará em destaque é o nome do periódico. Exemplos:
Exemplo 1:
NAVES, P.
Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo,
São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8,
p. 13.
Exemplo 2:
LEAL, L. N.
MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio
de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.
Exemplo 3 (Publicações
periódicas como um todo):
REVISTA BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. São Paulo: USP,
1986, 29 v. Anual
Exemplo 4
(Parte de uma publicação periódica):
CONJUNTURA ECONÔMICA. As 500 maiores empresas do
Brasil. Rio de Janeiro FGV, v. 38, n. 9, set. 1984.
6. CITAÇÃO
Antes
de tudo: a citação surge como uma necessidade do pesquisador em fundamentar,
por meio de referências a pesquisas anteriores de outros ou dele mesmo, sua
argumentação. Portanto, o número de citações, quando e onde depende. Sendo, por
isso, da ordem da conveniência dissertativa.
O
autor lança mão de um texto original para extrair a citação, podendo ser
reproduzido literalmente, interpretado, resumido ou traduzido. “As citações são
os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de
documentação (...) para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no
decorrer do seu raciocínio” [29]
ao longo do projeto gráfico. Ou ainda, “menção,
no texto, de uma informação extraída de outra fonte” [30]. “As
citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numérica ou
autor-data” [31].
“Os
elementos que constituem a citação bibliográfica devem ser obtidos
preferencialmente da folha de rosto do livro” [32].
Aí o referenciador poderá encontrar dados importantes como o nome do autor,
título da obra, etc.
As
transições literais ou diretas, ou seja, extraídas do texto consultado, devem
respeitar todas as características da redação original, da ortografia e
pontuação originais.
A
citação no texto, de até três linhas, vem incorporada ao parágrafo e transcrita
entre aspas duplas. Exemplo:
Como
afirma Fernando Pessoa: “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou
exclui: Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada
lago a lua toda brilha, porque alta vive”.
A citação no texto, com mais de três
linhas, é apresentada em parágrafo isolado, utilizando-se recuo de margens à
esquerda de 4 cm, com texto justificado [33].
Com o corpo da letra menor (fonte 10) que o do texto em espaçamento simples
(1cm), sem as aspas, tendo como limite a margens direita do trabalho. Exemplo:
Segundo
o professor Ricardo Pantano Rodrigues:
Às vezes, de repente, a gente se vê envolvido
em um problema aparentemente sem solução. Surgem barreiras, obstáculos,
mostrando-se intransponíveis. Tudo parecem trevas, uma noite fechada onde não
há sequer estrelas, permitindo orientação segura. Bom mesmo, no entanto, é
quando a gente, passado e resolvido o problema, percebe a própria capacidade de
lutar, esforçar-se, aos poucos vislumbrar saídas, e finalmente encontrar a
chave capaz de solucioná-lo. Melhor ainda, então, é notar que ela se
encontrava, o tempo todo, em estado latente, dentro de cada um de nós.
As
citações indiretas ou livres são reproduções de ideias de outrem sem que haja
transcrição literal das palavras utilizadas. Apesar de livre, devem ser fiéis
ao sentido do texto original. Não necessitam de aspas. Considerando os exemplos
acima:
Como
afirma Fernando Pessoa, o sucesso só é alcançado por quem se dedica totalmente
as coisas.
Segundo
Ricardo, cada um de nós tem a capacidade necessária para enfrentar os desafios
da vida, desde que nos esforcemos e tomemos as atitudes necessárias.
“Citação
direta é”, portanto, “a transcrição textual de parte da obra do autor
consultado” e a “citação indireta pode ser entendida como texto baseado na obra
de outro autor” [34].
Usa-se:
a) (...)
ou [...] quando da supressão de algum trecho da citação. Ex.: “Júpiter, feito
de fel, se esganiçava, gritando sobre a terra; porque gritar no céu, onde
reinava, não lhe servia de nada”. “Júpiter (...) se esganiçava, gritando sobre
a terra; porque no céu (...) não lhe servia de nada”;
b) [ ]
quando de acréscimo ou comentários do autor que cita à citação;
c) Negrito ou itálico quando se almeja ênfase ou
destaque a determinada palavra ou expressão dentro da citação. Deve aparecer
entre parênteses a sentença “grifo nosso” ou “grifo do autor”.
A
indicação da fonte no sistema numérico de referenciação é consecutiva
remetendo-se a lista de referências após a última parte textual do TCC
(conclusão ou considerações finais). Portanto, não se inicia a numeração das
citações a cada página. Faz-se uso do algarismo arábico. Exemplo:
“A
ventura da minha existência, sua unicidade talvez, repousa em sua fatalidade:
eu (...)” 1.
_____________
1
NIETZSCHE,
Friedrich. Ecce homo. Porto Alegre:
L&PM, 2011. p. 22.
Caso
as dúvidas persistam observe as referências do nosso Manual de TCC, uma vez que fora escrito obedecendo a este sistema
de chamada.
No
sistema autor-data a consignação da fonte é feita pelo sobrenome do autor
seguido da data de publicação e da página entre parênteses. Nestes termos a
referenciação acima citada ficaria assim:
“A
ventura da minha existência, sua unicidade talvez, repousa em sua fatalidade:
eu (...)” (NIETZSCHE, 2011, p. 22).
6. 1.
Ilustração
Quando houver a necessidade de incluir no trabalho
ilustrações (figuras, fotos, desenhos etc.), devem aparecer o mais próximo
possível do local em que são mencionadas e destacadas no texto. A identificação
da ilustração ocorrerá na parte inferior da figura ilustrativa, consecutiva ao
seu número (algarismo arábico) de ordem de apresentação no texto, “de forma
breve e clara, dispensando consulta ao texto e da fonte” [35].
A fonte deverá ser apontada abaixo da ilustração [36],
em tamanho 10, mesmo que seja de produção do autor do TCC [37].
Na referenciação “Os elementos
essenciais são: autor, título (quando não existir, deve-se atribuir uma
denominação ou a indicação sem título, entre colchetes), data e especificação
do suporte” [38].
Exemplo:
KOBAYASHI, K. Doença dos xavantes. 1980. 1
fotografia.
6. 2.
Tabelas e Quadros
Devem ter numeração
sequêncial (em algarismo arábico) com título objetivo. A fonte deve ser
consignada logo abaixo da tabela ou do quadro[39].
As tabelas devem ser “padronizadas conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE)” [40].
7. ABREVIATURAS E SIGLAS
Abreviatura
é a “representação de uma palavra por meio de alguma(s)
de sua(s) sílaba(s) ou letra(s)” [41].
Enquanto que sigla é o “conjunto de letras iniciais dos vocábulos e/ou números
que representa um determinado nome” [42].
Quando
aparecem pela primeira vez no texto, deve-se colocar seu nome por extenso
acrescentando-se a abreviatura ou a sigla entre parênteses. Feito isto poderão,
posteriormente, aparecer somente em sua forma abreviada.
Exemplo: Associação
Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
8. USO DE EXPRESSÕES LATINAS
Nas
referências bibliográficas e nas citações ocorrem expressões e/ou proposições
em latim indispensáveis que são grafadas mais comumente em itálico. Veja o uso
das principais, a seguir [43]:
- A proposição apud (citado por) indica que o
trecho transcrito não foi retirado de modo direto da obra do autor citado,
contudo de outrem.
Exemplo:
CHARTIE,
Roger apud DOSSE,
François. A história em migalhas: dos Annales à Nova História. Bauru:
EDUSC, 2003. p.157.
- O idem (o mesmo), ou sua abreviatura id. , indica que o trecho citado aponta
ao mesmo autor a que se fez referência na mesma página.
- Ibidem (aí mesmo, no mesmo lugar), ou ibid.,
sua forma abreviada, designa que o trecho citado foi extraído de mesma
obra e autor referido na página. “Id.,
ibid. , vêm geralmente juntos,
seguidos do número da página”[44].
- O uso de in efetua-se em citações de obras
coletivas, seguida de dois pontos. Exemplo:
FALCON, Francisco. História
e poder. In. : CARDOSO, Ciro
Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Org.). Domínios da história. 5. ed. Rio
de Janeiro: Campus, 1997.
·
Quando na indicação referência de obra
bibliográfica não for possível a identificação do local de origem da obra
usa-se a expressão sine loco (sem
local) em sua forma abreviada entre colchetes [S.l.].
Exemplo:
KRIEGER, Gustavo; NOVAES, Luís Antonio; FARIA,
Tales. Todos os
sócios
do presidente. 3. ed. [S.l.]:
Scritta, 1992.
·
A expressão sine nomine (sem nome) é utilizada entre colchetes abreviadamente
[s.n.] quando a editora não poder ser identificada.
Exemplo:
FRANCO, I. Discursos:
de outubro de 1992 a agosto de 1993.
Brasília, DF: [s.n.], 1993.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A
formatação adequada do projeto gráfico científico –– a que atende as exigências
normativas da Agência Brasileira de Normas Técnicas, vulgarizada no meio
acadêmico por sua denominação abreviada ABNT –– acaba por coroar a árdua pesquisa dos mais
diversos discentes das mais diversas faculdades. Afinal, o Trabalho de
Conclusão de Curso ficará para a posteridade e poderá servi de fonte
referencial a pesquisas ulteriores.
Nestas últimas sílabas que nos
restam desejamos boas pesquisas a toda comunidade acadêmica da Universidade
Candido Mendes campus Santa Cruz. E
Lembrem-se a pesquisa constitui a excelência do meio acadêmico.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR
6028:
informação e documentação:resumo:apresentação.Disponívelem:<http://unicentroagronomia.com/destino_arquivo/norma_6028_resumo.pf
> . Acessado em: 04 de ago. de
2015.
______.
NBR 14724: informação e
documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
______.
NBR 6023: informação e documentação:
referência. Rio de Janeiro, 2002.
FAULSTICH,
Enilde L. de J. Como ler, entender e
redigir um texto. 23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
GARCIA,
Othon M. Comunicação em prosa moderna.
27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
GOLDSTEIN,
Norma; LOUZADA, Maria Silvia; IVAMOTO, Regina. O texto sem mistério. São Paulo: Ática, 2009.
MACHADO,
Cristiane Salvan et al. Trabalhos acadêmicos na UNISUL:
apresentação gráfica. Palhoça, SC: UNISUL, 2012.
MARCONI,
Marina de Andrade Marconi; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas,
2010. p. 229-230.
SEVERINO,
Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho
científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Manual para elaboração e normalização de
trabalho de conclusão de curso. 3. ed. Rio de Janeiro: SiBI, 2011. (Série
Manuais de Procedimentos, 6).
ANEXOS
ANEXO A: CAPA
Universidade Candido Mendes- Santa Cruz
Nome
em arial 14 ( negrito)
Título
em arial 16 ( negrito)
Rio de Janeiro
Ano/ semestre
ANEXO
B: FOLHA DE ROSTO
Universidade Candido Mendes- Santa Cruz
Nome
em arial 14 (negrito)
Mat.: _________
Título
em arial 16 ( negrito)
Trabalho de Conclusão de Curso
apresentado à Universidade Candido Mendes como requisito parcial a aprovação na
disciplina TCC, ministrada pelo (a) Professor (a) ________________.
Orientador
(a): ___________
Rio de Janeiro
Ano/ semestre
ANEXO C: FOLHA DE APROVAÇÃO
Nome: Xxxxxxxx Xxxxxxxxxx Xxxxxxxxxx
Mat.: __________
Título
(Fonte 12 Times ou Arial)
Monografia apresentada à Universidade Candido Mendes em como
requisito para a aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso,
ministrada pelo (a) professor(a) ____________.
Nota: _____ Data:
__/__/_____
_______________________________________________
Prof. ____________
_______________________________________________
Prof. ____________
[1] GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p.
422.
[2] Id. ibid. p. 422.
[4] GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p.
423.
[5] Iremos nos ater somente aos
componentes obrigatórios.
[6] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS. NBR 14724: informação e
documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. p. 2.
[9] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.
NBR 14724: informação e
documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. p.7.
[11]ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação:
resumo:apresentação.Disponívelem:<http://unicentroagronomia.com/destino_arquivo/norma_6028_resumo.pf
> . Acessado em: 04 de ago. de
2015. p. 2.
[12] Id.
ibid.
p. 2.
[14]
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed.
Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 410.
[15] MACHADO, Cristiane Salvan et al. Trabalhos acadêmicos na UNISUL: apresentação gráfica. Palhoça, SC:
UNISUL, 2012. p. 29- 33.
[16]
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed.
Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 408.
[17] GOLDSTEIN, Norma; LOUZADA, Maria
Silvia; IVAMOTO, Regina. O texto sem mistério.
São Paulo: Ática, 2009. p. 169.
[18] MARCONI, Marina de Andrade Marconi;
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de
metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 229-230.
[19] FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto.
23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 65.
[20]
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS. NBR 14724: informação e
documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. p.8.
[21] FAULSTICH, Enilde L. de J. Como ler, entender e redigir um texto.
23. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p.74.
[22]
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.
ed. São Paulo: Cortez, 2007. p.118.
[23]
MARCONI, Marina de Andrade
Marconi; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos
de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 256-7.
[24]
MARCONI, Marina de Andrade
Marconi; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos
de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 257.
[25] MARCONI, Marina de Andrade Marconi;
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de
metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 258.
[26] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS. NBR 6023: informação e
documentação: referência. Rio de Janeiro, 2002. p. 13.
[27] MARCONI, Marina de Andrade Marconi;
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de
metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 259.
[29] SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23.
ed. São Paulo: Cortez, 2007. p. 174.
[30]
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS. NBR 14724: informação e
documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. p.2.
[31] GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p.
425.
[32]MARCONI, Marina de Andrade Marconi;
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de
metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 256.
[33] GARCIA op. cit. p. 423.
[34] GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. p.
424.
[35] UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE
JANEIRO. Manual para elaboração e normalização de trabalho de conclusão de curso.
3. ed. Rio de Janeiro: SiBI, 2011. (Série Manuais de Procedimentos, 6). p. 13.
[37] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS. NBR 14724: informação e
documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. p.11.
[38]
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS. NBR 6023: informação e
documentação: referência. Rio de Janeiro, 2002. p. 10.
[39] UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE
JANEIRO op. cit. p. 13.
[40] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS op. cit. p.11.
[41] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
TÉCNICAS. NBR 14724: informação e
documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011. p.1.
[42] Id.
ibid. p.4.
[43]
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed.
Rio de Janeiro: FGV, 2010. p. 430.
[44] Id.
ibid. p. 431.
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